Organizações tendem a criar estruturas de treinamento e desenvolvimento orientadas aos profissionais identificados como “talentos” ou a quem já ocupa posição de liderança. Considerando que as nossas decisões são enviesadas – e que favorecem os similares a nós -, Programas de Liderança ou Programas para Hipos (High Potential Talents – Talentos de Alto Potencial) acabam beneficiando um grupo seleto de profissionais (usualmente um grupo favorecido).
Grupos historicamente discriminados acabam sendo marginalizados das oportunidades de desenvolvimento e, principalmente, das redes de relacionamento – consideradas o maior benefício de programas dessa natureza, já que criam conexões relevantes, conhecidas por promover oportunidades pessoais.
Além de favorecer poucos, esses programas são longos, caros e, frequentemente, ineficazes para gerar novas capacidades, pois ensinam vários temas complexos sem o devido suporte para o seu desenvolvimento no trabalho diário – novas atitudes só são absorvidas se estimuladas e praticadas constante e consistentemente.
De forma alternativa, empresas podem reconfigurar esses programas em módulos independentes para várias capacidades distintas e os disponibilizar para toda a organização. Além disso, podem recomendar a utilização desses módulos com base nas necessidades advindas dos seus desafios.
A opção do módulo isolado é bem mais efetiva, não só para o aprendizado em si, conectando a necessidade com o conteúdo, mas também pela acessibilidade – os programas são destinados para qualquer profissional que necessite deles para melhorar sua performance e não apenas a um determinado grupo de profissionais, ampliando, assim, a oportunidade de desenvolvimento para grupos que são historicamente discriminados.
Os desafios de desenvolvimento de uma organização, quando direcionados somente a um grupo de elite (que tem grandes chances de apresentar vieses em sua escolha), eliminam oportunidades da grande maioria de progredir e, consequentemente, impactam o resultado da organização como um todo.
COMO IMPACTA
DICAS PARA IMPLEMENTAR
Programas de desenvolvimento e liderança são usualmente desenhados para alcançar vários resultados distintos por meio do aprendizado de novas capacidades;
Podem, portanto, ser quebrados em partes independentes, que serão oferecidas ao longo de um período;
Como pessoas têm desafios diferentes e necessidades distintas, elas irão participar apenas dos programas relevantes para entregar os seus resultados (conhecido como “no fluxo do trabalho”);
Isso permite que o custo do programa seja mantido em valores semelhantes ao formato anterior, já que apenas quem precisar deles irá utilizá-los;
Além disso, esse novo formato permite que mais redes de relacionamentos sejam formadas, dando visibilidade e oportunidades para aqueles que não teriam participado do programa sem os módulos isolados.
COMO MENSURAR
Acesso a treinamento e desenvolvimento oferecido pela organização a grupos historicamente discriminados;
Melhoria da performance depois da participação no programa;
Redes de contatos estabelecidas após treinamentos – que podem ser mensuradas através de Organizational Network Analysis, instrumento que mensura como o fluxo de conexões e comunicação ocorre dentro de uma empresa.