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Cafés com colaboradores

Atualizado em: 08 de fevereiro de 2024

Cafés com o presidente têm sido uma excelente ferramenta de comunicação para criar a percepção de aproximação da alta liderança com profissionais ao redor da empresa, sinalizar uma cultura de transparência e compartilhar mensagens importantes. Depois de uma breve mensagem, o presidente abre para perguntas de qualquer natureza.

De toda forma, há ainda uma lacuna nesses eventos: conhecer mais com quem se está falando.

Uma alternativa encontrada e adotada por muitas empresas tem tido um impacto maior em relação às ações de DEI: cafés ou encontros de 20 a 30 minutos entre a alta liderança da organização e profissionais aleatórios representativos de diferentes categorias de grupos minorizados.

Esses encontros permitem não somente aproximar a alta liderança da realidade de indivíduos de diversas origens e características (o que é excelente para ampliar suas percepções sobre esses grupos), como contribuem para melhorar a percepção de pertencimento e equidade na organização.

Um café por semana durante um ano representa 48 conversas (já excluindo o período de férias). Um comitê executivo com oito integrantes representaria, então, 384 conversas. E, caso o próximo nível de liderança seja incluído, supondo um total de 20 pessoas, seriam 960 conversas ao ano. O impacto é exponencial mesmo para uma empresa com dez mil pessoas.

COMO IMPACTA

  1. AUMENTA A PERCEPÇÃO DE IGUALDADE E PERTENCIMENTO NA ORGANIZAÇÃO;
  2. AMPLIA O CONHECIMENTO DE LÍDERES SOBRE A  REALIDADE E AS PERSPECTIVAS DE PESSOAS DIVERSAS;
  3. AJUDA A IDENTIFICAR NECESSIDADES OPERACIONAIS E TALENTOS;
  4. MELHORA A CAPACIDADE DA LIDERANÇA NA TOMADA DE DECISÕES.

DICAS PARA IMPLEMENTAR

Defina um coordenador para organizar o processo, identificar e fazer o “match” entre os líderes e os profissionais da empresa;

Existem softwares que fazem o “match” automaticamente a partir de critérios definidos (por exemplo: diversidade de perfis etários, gênero e regiões);

Prepare os líderes para a conversa. Apesar de serem estruturadas, devem acontecer informalmente, como em um café com um colega;

Líderes perguntam primeiro. Uma lista-guia de perguntas passa por questões pessoais, profissionais e a opinião sobre a direção do negócio, depois abrindo para perguntas. Exemplos:

  • Me conte um pouco de sua história.
  • Me conte um pouco de sua história profissional e na nossa empresa.
  • O que você acha da empresa?
  • O que você mudaria nela?
  • O que você gostaria de saber sobre mim
    ou a organização?

Os líderes participantes devem estar alinhados com as perguntas sobre a direção do negócio. As respostas devem ser consistentes e o mais transparentes possível (algumas vezes, questões em sigilo, como aquisições ou lançamentos de novos produtos, não podem ser compartilhadas até o momento permitido). Um “não sei” ou “não posso responder” é bem-vindo quando falado com sinceridade.

COMO MENSURAR

Número de conversas mensais entre a liderança da organização e pessoas diversas;

Diferença de percepção de igualdade e pertencimento (via pesquisa de clima) entre grupos minorizados e grupos favorecidos.

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